140 anos de fé e perseverança
Conheça a trajetória da Primeira Igreja Batista de Maceió, a pioneira do Evangelho em Alagoas.
Onde tudo começou
A data oficial de nossa fundação é 17 de maio. O ano era 1885. Nascemos no coração de um Brasil em transformação. Os primeiros evangélicos brasileiros enfrentaram perseguições, intolerância e desafios legais. Ainda assim, impulsionados pela fé e revestidos de coragem, chegamos a Alagoas. Sob a liderança do pastor Antônio Teixeira de Albuquerque, um ex-padre convertido ao protestantismo, e acompanhados pelo casal missionário americano Taylor, nascia a PIB Maceió.
Superando perseguições e desafios
As décadas seguintes foram de intensos desafios. Enfrentamos perseguições religiosas, críticas públicas e restrições legais impostas pela Constituição Imperial (1824-1889) . Templos evangélicos eram proibidos de se parecer com igrejas, e seus cultos não podiam ser anunciados com símbolos sonoros ou visíveis. Ainda assim, nossa fé se mantinha viva. Mesmo após a separação entre Igreja e Estado, com a Constituição Republicana promulgada em 1891, a intolerância persiste. Os primeiros batistas eram alvo de insultos, prisões injustas e notícias difamatórias.
Templo próprio e o avanço em Alagoas
Foi no ano de 1916 que iniciamos a construção de nossa sede própria, no bairro da Levada, região que se expandia com o crescimento urbano de Maceió. O templo foi inaugurado em 1923, tornando-se um marco não apenas para a comunidade evangélica, mas também para a cidade. A partir desse ponto, começamos a crescer de forma sólida, estendendo nossa atuação para outras cidades de Alagoas como Rio Largo, Pilar e Atalaia. Vieram escolas, jornais, novos missionários e o nascimento de congregações e igrejas “filhas” — frutos diretos do trabalho da PIB Maceió.
Um legado que atravessa gerações
Seguimos como igreja viva e ativa, firmada no propósito original de servir a Deus, acolher vidas e anunciar a mensagem transformadora de Jesus Cristo. São mais de 140 anos de história, fé, resistência, vidas transformadas e serviço. Sob a atual liderança do pastor Anderson Nunes, a igreja continua promovendo celebrações, evangelismo e desenvolvendo um importante trabalho social por meio de projetos como o Pão da Vida, que leva alimento e esperança a pessoas em situação de rua; o Dorcas, que oferta enxovais a gestantes em situação de vulnerabilidade; e o Geração Futuro, que oferece educação, cidadania e esportes a crianças e adolescentes da região. De um pequeno grupo perseguido no final do século XIX, nos tornamos um farol espiritual para toda Alagoas e um exemplo de perseverança para o Brasil. Nós, como PIB Maceió, seguimos e permaneceremos firmes “Unidos na Fé e no Amor”.